O último sábado foi dia da nossa saída embarcada do Projeto 30réis no Parque Estadual Xixová-Japuí.
Percorremos toda a extensão marinha do Parque, de Paranapuã (São Vicente) até a área de Itaipu (Praia Grande). Encontramos uma área próxima à praia de Itaquitanduva (fig.1) onde diversos trinta-réis (Reais, Thalasseus maximus e de-bando, Thalasseus acuflavidus) estavam à procura de peixes (também pescando!) e para nossa surpresa, registramos o trinta-réis-boreal (Sterna hirundo) entre o bando (fig.2, registro Wikiaves: http://www.wikiaves.com/4039880).

Espécie migrante do hemisfério norte, presente no Brasil apenas como visitante. Penetra no interior do País subindo grandes rios como o Araguaia, Tocantins e São Francisco. Acompanha também o litoral até o Rio Grande do Sul, onde é encontrado em grandes números na Lagoa do Peixe (Wikiaves, 2020).
O indivíduo observado é um adulto com plumagem não reprodutiva, com bico e pernas enegrecidos, barra carpal pronunciada e testa e parte inferior brancas. Primárias externas com pontas amplas e escuras (Jennifer et al. 2020).
Esperamos encontrá-los em nossas observações das praias inclusas no projeto, para estudar outros comportamentos da espécie na região.
Referências
Jennifer M. Arnold, Stephen A. Oswald, Ian C. T. Nisbet, Peter Pyle, and Michael A. Patten
Sterna hirundo. Birds of the World. Version: 1.0 — Published March 4, 2020
MOTTA, M. (2020). [WA4039880, Sterna hirundo Linnaeus, 1758]. Wiki Aves – A Enciclopédia das Aves do Brasil.
Disponível em: <http://www.wikiaves.com/4039880> Acesso em: 26 Out 2020. Atenção:
Wikiaves. Sterna hirundo. Obtido em: https://www.wikiaves.com.br/wiki/trinta-reis-boreal. Acesso em 26/10/2020.