
A praia de Paranapuã é um dos locais de observação dos trinta-réis da nossa pesquisa. Localizada no Parque Estadual Xixová-Japuí (veja o mapa), é considerada uma importante área de pouso e alimentação de aves costeiras – residentes e migratórias – que carecem de locais adequados para essas atividades, uma vez que em grande parte do litoral paulista as praias são destinadas ao turismo em todas as épocas do ano.

Alguns estudos relacionados às aves costeiras já foram desenvolvidos na praia (Neves & Olmos, 1995; Winik & Namora, 1996; Kristoch, 1997 e Costa, 2014), onde registraram a presença de quatro espécies de trinta-réis: Thalasseus maximus (real); T. acuflavidus (de-bando); Sterna hirundinacea (de-bico-vermelho) e S. trudeaui (de-coroa-branca), além de outras espécies costeiras, incluindo as limícolas.
É importante ressaltar a importância da praia como um dos pontos para as aves migratórias do hemisfério norte, que encontram na área condições favoráveis para descanso e alimentação, permitindo seguir viagem para o extremo sul ou em suas rotas de retorno. Isto estabelece uma relação da praia tanto com ambientes do hemisfério norte quanto com ecossistemas regionais, como manguezais e insulares, como por exemplo o Parque Estadual Marinha da Laje de Santos.

Nossa pesquisa na área baseia-se nos estudos de Barbieri & Pinna (2007) e Barbieri & Mendonça (2008) com as espécies no litoral sul paulista e terá inicialmente duração de 12 meses, com as coletas de dados de setembro de 2020 a agosto de 2021, através de censos semanais com contagem direta em cada uma das localidades do Parque (Paranapuã e Itaipu).
Os dados resultantes do projeto poderão reescrever a história natural das espécies na região e fortalecer ainda mais o Parque Estadual Xixová-Japuí como área altamente relevante para a sobrevivência da avifauna marinha e costeira do litoral paulista.
Referências bibliográficas
BARBIERI, E.; PINNA, F. V. Variação sazonal do trinta-réis-de-bando (Thalasseus sandvicensis eurygnatha) durante 2005 no estuário de Cananeia-Iguape-Ilha Comprida. Ornithologia Neotropical n.18, p. 563-572, 2007.
BARBIERI, E.; MENDONÇA, J.T. Seasonal abundance and distribution of Larids at ilha Comprida (São Paulo State, Brazil). Journal of Coastal Research, n.24, v.1, p.70-78. 2008.
FLORESTAL, Fundação. Plano de Manejo Parque Estadual Xixová-Japuí. São Paulo: Imprensa Oficial. 2010. 544 p.