No último sábado, dia 22 de agosto, realizamos a primeira saída para monitorar os bandos de trinta-réis (Thalasseus maximus e Thalasseus acuflavidus) que frequentam as praias de Praia Grande e Mongaguá, litoral centro paulista (fig.1). O tempo estava encoberto, vento constante, maré alta e episódios frequentes de chuva. Poucas pessoas estavam na faixa de areia.

O trajeto foi percorrido de carro, pela orla da praia (nunca na faixa de areia), numa velocidade entre 20 e 40 km/h. Qualquer sinal de ave na praia, parávamos para identificar as espécies. As contagens e registros fotográficos só foram realizados quando se tratavam dos trinta-réis. Durante o percurso, encontramos dois bandos mistos de trinta-réis, distantes 29 km um do outro (fig.2).

O primeiro bando estava próximo do bairro Guilhermina (Praia Grande, fig.3), composto por 6 trinta-réis-reais (T. maximus) e 45 de trinta-réis-de-bando (T.acuflavidus), além de gaivotões ao redor do bando (Larus dominicanus).

O segundo foi avistado ao lado da plataforma de pesca (Mongaguá, fig.4), composto por 11 T. maximus e 67 T. acuflavidus.

Segundo relatos de observadores de aves em Mongaguá, o bando é frequentemente avistado na mesma região em que nosso registro foi realizado. Já o de Praia Grande é provável ser o bando que registramos desde 2019 na praia militar, no Canto do Forte, pois a distância entre as duas localidades é relativamente pequena (cerca de 3 km).
Nossa ideia é refinar a metodologia para realizar os monitoramentos de forma contínua, inicialmente com a periodicidade mensal, e possivelmente ampliar a área monitorada até as praias de Peruíbe.
Confira alguns registros do monitoramento: