
No último sábado realizamos uma saída de campo nas ilhas próximas ao Guaraú (fig.1), região de Peruíbe, litoral centro de São Paulo. Nosso objetivo foi observar as aves que estão frequentando o local e se havia alguma espécie reproduzindo por ali (com especial olhar para os trinta-réis). Visitamos a Ilha de Peruíbe, Guaraú & Guararitama e Lajes de fora e dentro de Parnapoa (fig.2).

A região é magnífica (fig.3) e a proximidade das ilhas em relação à costa produz belezas cênicas (ao mesmo tempo que eleva as ameaças antrópicas tanto dos locais quanto das espécies que podem habitá-los).
Nas duas primeiras ilhas foi registrado um grande número gaivotões (Larus dominicanus) com ninhos, outras coletando material para fazê-los, além de biguás (Nannopterum brasilianus), piru-piru (Haematopus palliatus) e fragatas (Fregata magnificens) pousadas em palmeiras na segunda ilha (fig.4).
Gaivotão Gaivotão no ninho Gaivotão no ninho Biguá Gaivotão Piru-pirus Gaivotão Fragatas Gaivotões
Em ambas lajes observamos poucas gaivotas pousadas. Entre a Ilha do Guaraú e a Laje de fora de Parnapoa, registramos dois trinta-réis (Thalasseus sp.) voando na área, mas sem identificar a espécie. Nas praias próximas, como de Arpoador por exemplo, haviam apenas pequenos grupos de gaivotas estacionadas na linha de maré.
Historicamente essas ilhas são áreas importantes para a sobrevivência e reprodução de aves marinhas, como os gaivotões (Campos et al 2004) e precisam de proteção contínua, principalmente dos órgãos oficiais durante a temporada de verão da região. Além disso, é importante que ocorra monitoramentos constantes na região para retirada de redes fantasma, que infelizmente encontramos próxima da ilha Guaraú (fig. 5 e 6).

A ideia é retornar ao local ainda nessa estação para realizarmos uma nova saída, incluindo também a visita à um ilhote um pouco mais distante destes, já em Itanhaém, conhecido como Ilhote das Gaivotas.

Até breve!
Um agradecimento especial ao amigo Fernando Vilarrubia pelo convite para realizar a saída e ao nosso condutor Dido Lima, do Guaraú.
Referência bibliográfica
CAMPOS, F. P.; PALUDO, D.; FARIA, P. J.; MARTUSCELLI, P. 2004. Aves insulares marinhas, residentes e migratórias, do litoral do Estado de São Paulo. p. 57-82 in Aves marinhas insulares brasileiras: bioecologia e conservação (Organizado por Joaquim Olinto Branco). Editora da UNIVALI, Itajaí, SC