
O principal projeto de Educação Ambiental foi denomindado “Protegendo as aves costeiras do Parque Estadual Xixová-Japuí“, parte dos estudos de Doutorado do autor.
O projeto foi aplicado em 2022. Os responsáveis foram os biólogos, pedagogos e professores Daria Passos e Márcio C Motta. O projeto contou com apoio do Colégio Novomundo, Projeto Trinta-réis e do Parque Estadual Xixová-Japuí.

O projeto teve foco principal na comunidade de aves marinhas/costeiras que habita a região do Canto do Itaipu, em Praia Grande, e praia de Paranapuã, em São Vicente. Essas áreas fazem parte do Parque Estadual Xixová-Japuí e da Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Centro paulista. Elas estão localizadas no município de Praia Grande, região Metropolitana da Baixada Santista. O local é considerado de vital importância para as aves costeiras. Abrange tanto residentes quanto migratórias, como trinta-réis e gaivotões, por exemplo. É um dos únicos pontos da região onde as aves podem descansar e cuidar do corpo sem interferência antrópica (FLORESTAL, 2010 e 2019).
Os objetivos do projeto foram, seguindo os princípios da Cultura Oceânica (UNESCO,2020), conhecer e reconhecer a diversidade da avifauna local costeira. Eles também incluíram compreender a dinâmica desta comunidade. A partir disso, era possível pensar e atuar nas ações que alteram esta dinâmica. Cada um dos objetivos apresentou um conjunto de atividades sequenciais (rodas de conversa, pesquisa, saídas de campo, seminários, produção de guia de campo, entre outras atividades) que se relacionavam e resultaram em ações práticas conservacionistas no local.

Os encontros podem ser acessado através dos seguintes links:
Encontro 1 – Clube de observadores de aves – onde tudo começou!
Encontro 2 – Curiosidades sobre as aves – conhecendo o projeto
Encontro 3 – Aves costeiras de Itaipu (plano de aula)
Encontro 4 – Características das praias arenosas da região (plano de aula)
Encontro 5 – Cadernos de campo – Criação e customização
Encontro 6 – Preparação para saída de campo e finalização do quadro das aves
Encontro 7 – Enfim, chegou o dia de conhecer as aves em Itaipu! (plano de aula)

Encontro 8 – Organizar para entender – 1ª saída de campo (plano de aula)
Feira de Ciências – Participação do projeto no evento
Encontro 10 – Orientações para a 2ª saída de campo (Paranapuã)
Encontro 11 – Paranapuã, a praia das aves costeiras

Encontro 12 – Organizar para entender – 2ª saída de campo
Encontro 13 – Dia mundial das aves migratórias – Noites escuras, migrações seguras
Encontro 14 – Dia de celebrar e propor ações
Encontro 15 – Meu cachorro, heroi das aves
Encontro 16 – Chegando ao final, em família!
Produto final: Guia de campo das aves costeiras do Parque Estadual Xixová-Japuí
Informações adicionais produzidas pelos estudantes sobre Aves costeiras do Parque Estadual Xixová-Japuí: clique aqui
O projeto foi endossado pela ONU/Unesco como atividade relacionada à Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável 2020-2030.

Viva as aves costeiras! Vamos compartilhar a praia.
Saiu na mídia!
G1 – https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2025/05/28/tese-sobre-aves-costeiras-feita-com-criancas-ganha-reconhecimento-internacional-da-unesco.ghtml
Referências
FLORESTAL, Fundação. (2010). Plano de Manejo Parque Estadual Xixová-Japuí. São Paulo: Imprensa Oficial. 544 p.
FLORESTAL, Fundação (2019). Plano de Manejo APA Marinha Litoral Centro. Sã0 Paulo: Imprensa Oficial: 521 p.. Disponível em: https://www.sigam.ambiente.sp.gov.br/sigam3/Repositorio/511/Documentos/APAM_LC/2019.02.26_Plano_Manejo_APAMLC.pdf. Acesso em: 02 abr. 2021.
UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. Cultura Oceânica para todos – kit pedagógico. 137 p.
Crédito das imagens: Marcio C Motta







