O Projeto

O projeto iniciou suas atividades em 2020 e tem como um dos objetivos conhecer, através de pesquisa científica, as populações de trinta-réis no litoral paulista, principalmente nas suas áreas de descanso (geralmente praias e estuários), para auxiliar na conservação das espécies e do ambiente que habitam.

Atualmente o projeto conta com dois membros em atividade: os biólogos Dr. Márcio C Motta e MSc. Marina Leite Marques.

Bando de trinta-réis no Canto do Forte (PEXJ), Praia Grande

Área de atuação

Costa central de São Paulo (Região Metropolitana da Baixada Santista), com intenção de expansão para demais áreas do litoral paulista.

Municípios pertencentes à Região Metropolitana da Baixada Santista e Unidades de Conservação. Elaboração: Marcio C.  Motta. Fonte de dados: IBGE (2021). Sistema de Coordenadas Geográficas Datum SIRGAS 2001

Espécies estudadas

Nossos estudos estão direcionados à duas espécies de trinta-réis que habitam a região, o Trinta-réis-real (Thalasseus maximus), Trinta-réis-de-bando (T.acuflavidus), Trinta-réis-de-bico-vermelho (Sterna hirundinacea), Gaivotão (Larus dominicanus), além de espécies que frequentam a região de determinado período ou ocasionalmente, como Trinta-réis-boreal (Sterna hirundo), Trinta-réis-ártico (Sterna paradisea) e Trinta-réis-de-coroa-branca (Sterna trudeaui).

Atividades do projeto

Pesquisa científica e informação/educação ambiental – Parque Estadual Xixová-Japuí (2020-2022).
Educação ambiental e estudos de impactos nas áreas de estudo da pesquisa.

Clique aqui para conhecer mais sobre o projeto de Educação Ambiental “Protegendo as aves costeiras do Parque Estadual Xixová-Japuí.

Ação e participação cidadã

Junto com diversas instituições, o projeto faz parte do Grupo de Trabalho das Aves da Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Centro (APAMLC), que atua na promoção de ações relacionada à proteção e conservação das aves costeiras na área da APA. A primeira ação do Grupo foi a criação da campanha “Meu cachorro herói de aves“, idealizado pelo Projeto Aves Limícolas (Peruíbe), que objetiva conscientizar os tutores de cães sobre a importância de não levar seus cães à praia.

Campanha e materiais informativos.
Instituições participantes do Grupo de Trabalho.

Além disso, o projeto atualmente faz parte das atividades do VIVA Instituto Verde Azul, através do VIVAves, onde são desenvolvidos o monitoramento de dois pontos em Ilhabela: o Ilhote de Prainha e o Manguezal da Barra Velha, este último através da utilização do Protocolo ISS (International Shorebird Survey – como voluntário da Save Brasil) e CNAA (Censo Nacional de Aves Aquáticas – ICMBio CEMAVE).


Gostaria de mais informações sobre o projeto? Entre em contato conosco através do email projeto30reis@pm.me

Sou o Dr. Marcio C. Motta

Bem vindo ao espaço digital do projeto de pesquisa científica dedicado aos trinta-réis e gaivotas da costa de São Paulo, sudeste do Brasil.

Arquivos de postagens: