Sabemos que as aves são seres que observamos em muitos dos ambientes que vivemos, mas infelizmente muitas vezes não é possível observá-las e só ouvimos seu canto. A boa notícia é que através do canto também é possível identificar as espécies e para isso podemos contar com a internet, a tecnologia digital e a ciência cidadã. A ferramenta que usamos por aqui é o Xeno-Canto (www.xeno-canto.org).
O xeno-canto é um sítio na internet dedicado a um projeto colaborativo de compartilhamento de sons de aves de todo o mundo. Cientistas, pesquisadores, observadores de aves ou qualquer cidadão curioso sobre aves pode ouvir, aprender (fóruns) e também contribuir com seus registros caso tenham feito algum. É possível escutar, fazer download e explorar os registros de sons da coleção (por espécie, região, etc.) (fig.1,2).

Na busca por espécies existe uma série de informações interessantes, associadas à área de residência, reprodução e passagem, além das informações de cada registro de gravação.

Ao clicar numa gravação específica, é possível conhecer os detalhes, inclusive do canto através dos sonogramas.


Além de todas as funcionalidades e informações apresentadas, existe até uma área para resolver mistérios de cantos não identificados. Conheça: https://www.xeno-canto.org/mysteries
Por aqui, nós utilizamos o xeno-canto da seguinte maneira:
1. Consultamos a lista de espécies para o município de Praia Grande (SP) no Wikiaves;
2. Buscamos o canto das espécies do município no Xeno-canto;
3. Baixamos os arquivos de áudio (licença de uso CC SA 4.0) no celular;
4. Com o guia de campo e a lista em mãos, vamos tocando os arquivos de áudio e aprendendo a reconhecer as aves através do canto.
Experimente você também!